12 de junho de 2013

Iogurte caseiro

Eu adoro iogurte e na minha dieta atual estou consumindo pelo menos 2 porções. Se você for calcular não é algo barato de ser consumido em grande quantidade e algumas marcas contêm alguns ingredientes "estranhos" na composição, como amido modificado. Sei que o Activia especificamente também contém glúten. Como já vi a Debs comentar que ela faz seu iogurte em casa e, ao passear pela Feira dos Produtores encontrei pacotinhos da BioRich para vender, resolvi experimentar e simplesmente me APAIXONEI.


Eu nunca fui muito fã desses iogurtes de morango, sempre preferi os com sabor mais neutro, então o gosto para mim ficou ótimo. Você pode colocar o sabor que quiser: mel, sementes, castanhas, frutas, geleia. Como eu consumo com uma fruta, nem adoço. Outro dia coloquei um pouco de leite de coco e ficou com um sabor espetacular. Gosto de usar o leite com lactose reduzida e dá super certo. Acho que é bem mais saudável (e econômico) que os industrializados, vale a pena!

O modo de preparo é muito fácil e está explicadinho na embalagem do produto. Quem não tem termômetro culinário ferve parte do leite, acrescenta outra parte em temperatura ambiente, mistura o pozinho e deixa o recipiente em local que mantenha a temperatura, como uma caixa de isopor ou bolsa térmica, por 4 a 6 horas. Como eu tenho o termômetro, levo ao fogo, espero alcançar 45 graus e faço o mesmo processo acima. Uso uma jarra de vidro e vedo com papel filme.

A embalagem vem com 3 pacotinhos e cada um faz 1 litro de iogurte. Para ficar mais firme, acrescente uma colher de sopa de leite em pó junto com o pozinho. Eu prefiro ele mais líquido mesmo. Depois de pronto é só manter na geladeira e consumir em até 7 dias.

4 comentários:

  1. Sofia, você sabe se encontro o biorich em algum supermercado? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, não sei dizer com certeza, mas a probabilidade é maior de encontrar se o supermercado for mais gourmet. Aqui em BH temos o Super Nosso Gourmet e Verde Mar. Sugiro também farmácias homeopáticas ou de manipulação. Casas de produtos naturais, como a Fito, devem oferecer. Depois volta e conta aqui se encontrou e gostou. Além da marca BioRich, existem outras, como a Top Therm. Você pode comprar on-line também! Boa sorte e obrigada por seguir o blog.

      Excluir
  2. Beleza de blog, Sofiah!

    Meu irmão faz basicamente a mesma coisa, mas em vez de comprar a mistura em pó, ele usa um copinho de iogurte natural. O processo é o mesmo: ferva o leite e espere esfriar um pouco. Em seguida, misture o copinho de iogurte no leite - as colônias se proliferam. Tampe e guarde na geladeira. Ficará mais ralo que o iogurte original usado, claro, e com um pouco menos de gosto. Mas serve muito bem para acompanhar uma salada de frutas ou algo do tipo. :-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa dica Daniel!! Eu já fiz dessa forma uma vez e deu certo mesmo. Peguei umas dicas em uma conta no Instagram (mel_fit) sobre deixar o iogurte fora da geladeira uma hora antes e misturar uma colher do leite antes de ferver no iogurte para o resultado final ficar mais cremoso. Pode também coar em coador de papel depois de pronto se quiser uma versão "iogurte grego". Depois faço uma atualização nesse post. : ) Passa o endereço do blog para seu irmão! bj

    ResponderExcluir