28 de julho de 2013

Pão de queijo fit da Sofia

Quem não gosta de pão de queijo? Sendo mineira, eu não podia deixar de ter uma receita minha, e claro que ela tinha que ser uma versão mais saudável do que a tradicional, mas nem por isso menos saborosa. Apesar de ter uma avó paterna com uma receita de pão de queijo muito prestigiada (mas que ela já não faz mais), minha receita base foi retirada do blog mais fofo de culinária do mundo, o Moldando Afeto. A versão do Guilherme Poulain leva bastante óleo e preferi cortar a quantidade para quase a metade. Além disso, para acrescentar um pouco de fibra e dar uma cor e consistência legal, incluí abóbora moranga na massa. A receita original leva 6 ovos, mas a massa é muito melequenta e prefiro fazer com 5 ovos para me ajudar.

Essa receita é trabalhosa e convém deixar de 2 a 2h30 de tempo reservado para ela. Além disso, como a mão vai na massa e ela gruda muito, é melhor ter um ajudante por perto para ajudar a pegar coisas para você. Confesso que meus dedos ficam um pouco doloridos de sovar o pão de queijo e já tentei fazer na batedeira (meia receita para caber) com o gancho de pão, mas não deu liga de pão de queijo e não consegui fazer as bolinhas (moldei com colher mesmo e não ficou muito legal). Como dá trabalho, vale a pena fazer a receita completa mesmo, que rende cerca de 70 unidades médias. Depois é só colocar as bolinhas no freezer em um refratário e, quando elas estiverem durinhas, guardar em sacos plásticos.


A parte prática vem depois, quando você sempre tem pão de queijo caseiro saudável e gostoso pronto para assar na hora para visitas ou no dia a dia.

Ingredientes:
- 1 kg de polvilho azedo (recomendo a marca Marinez)
- 500 ml de leite (usei o No Lac)
- 150 ml de óleo de coco
- 600 gr de queijo canastra ralado (se quiser pode usar parte queijo canastra e parte parmesão)
- 1 colher de sopa de sal
- 5 ovos
- (opcional) 350 a 400 gr de abóbora moranga descascada, picada, cozida na água e amassada

Modo de preparo:

Em uma bancada limpa ou em uma bacia bem grande espalhe o polvilho (eu só fiz na bancada até hoje, faz bagunça, mas acho mais fácil sovar). Aqueça o leite com o óleo até ferver. Despeje o líquido quente no centro do monte de polvilho e misture com a ajuda de uma espátula até que a temperatura esteja tolerável para manusear a massa com as mãos. Sove até a massa ficar homogênea. Acrescente os ovos um a um e continue sovando até ficar uma massa bem lisa e melequenta (quadrante 3 acima). Acrescente todo o queijo e sove mais um pouco. Acrescente a moranga e sove mais um pouco (quadrante 4). A massa continuará grudenta, mas, depois de lavar bem as mãos e passar óleo nelas, será possível formar as bolinhas. Lave as mãos e passe mais óleo quando necessário. Asse na hora ou congele em uma forma refratária e depois armazene em sacos plásticos. Quando eu asso o pão de queijo congelado, costumo deixar 15 minutos na temperatura média e depois de 3 a 5 minutos na temperatura alta, vigiando para não queimar. Como cada forno é de um jeito, recomendo fazer testes de acordo com sua preferência (mais branquinho ou queimado). Sirvo acompanhado de chá.

Um comentário:

  1. ah que delícia Sofia! fico orgulhoso de quem pega minhas receitas e faz ficar do seu jeito. tenho certeza que ficou delicioso! :)

    ResponderExcluir