7 de agosto de 2013

Hambúrguer caseiro

Passei a almoçar em casa durante a semana e precisei inventar pratos rápidos e práticos para fazer no intervalo do trabalho. Os legumes tenho feito muito no vapor, ficam prontos rapidinho. Tenho variado e feito brócolis, cenoura, couve flor, vagem, ervilha (que vem dentro de uma folha), moranga, abobrinha, quiabo, almeirão e espinafre. Agora, a carne eu queria algo mais fixo, que pudesse ficar estocado na geladeira e que eu preparasse sem precisar pensar muito em como temperar. Então cheguei na idéia do hambúrguer! Para não enjoar escolhi dois tipos, de boi e de frango.


Ingredientes:
Carne moída (usei patinho para o de boi e peito de frango)
Semente de linhaça triturada (quantidade suficiente para dar liga, não é muito)
Temperos a gosto (usei o básico alho, cebola e sal triturados no processador - viva as mãos sem cheiro de tempero - e em parte da "massa" do frango usei curry e na de boi usei cominho)

Modo de preparo:
Misture a carne moída e os temperos com as mãos e acrescente a linhaça conforme necessário. A "massa" do frango é mais úmida mesmo. Se estiver na duvida se o tempero está fraco ou forte, pegue um pouco, passe na frigideira e prove. Para fazer os hambúrgueres redondinhos e mais ou menos iguais usei um aro de cortar biscoito grande como molde. Na hora de passar o hambúrguer, ele encolhe um pouco. Dispus os hambúrgueres em folhas de papel manteiga em um tabuleiro, umas sobre as outras, e levei ao congelador até ficarem firmes. Depois embalei dois a dois em saquinhos ( um do lado do outro para não grudar). 3,5 kg de carne rendeu quase 20 porções com 2 hambúrgueres. 

Na hora de passar, tirei direto do freezer para a frigideira antiaderente untada com óleo de coco. Deixei no fogo médio e tampei para abafar e cozinhar por dentro. Depois tirei a tampa para a água que solta secar. Se precisar pode escorrer essa água manualmente. Depois que secar, aumentei o fogo e deixei dourar bem de um lado e depois do outro. Pronto!

4 comentários:

  1. Sofiah, a ervilha dentro da folhinha chama "ervilha torta". É, aliás, um dos meus legumes favoritos. Me convida para almoçar aí no dia em que você resolver fazer!

    Ou, seus pratos estão ficando cada vez mais bonitos. As fotos estão excelentes, parabéns!

    Uma dúvida: você usa alguma panela especial para cozinhar os legumes no vapor? Ficaram muito bonitos, quero arriscar um dia desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel sempre com comentários colaborativos! Ervilha torta! Se pensar bem, a folinha é meio torta mesmo... rsrs Eu uso sim uma panela de cozinhar no vapor. Ela tem uma parte de baixo que você coloca a água e uma panela menor que encaixa por cima. Depois do legume pronto você pode comer com sal, azeite e ervas ou dar uma refogada com algum tempero de alho. Cada legume vai ter um tempo de cozimento ideal, mas costuma ser bem rápido. Na sua próxima vinda a BH eu faço ervilha torta e te chamo! : )

      Excluir
  2. Sofia, parabéns pelo blog e pela evolução! Deixa eu perguntar uma coisa. Quando eu faço hamburguer só com carne fica bem durinho. O seu fica assim tb ou a linhaça ajuda a deixar mais macio? Agora estou colocando aveia e ele fica bem macio. Mas estou retirando um pouco de aveia a cada receita até chegar na quantidade mínima para deixar a carne macia e não comprometer a minha dieta, já que não posso carbo à noite. Obrigada, e mais uma vez, parabéns pela sua dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Realmente o meu hambúrguer não fica fofinho iguais os industrializados, mas eu não ligo, acho gostoso do jeito que fica. Com a linhaça triturada, talvez fique um pouco mais macio do que apenas a carne, mas como não comparei, não sei dizer. Já vi gente usando ovo para dar a liga e pode ser que ele ajude a deixar o hambúrguer mais macio... Se você usar bem pouca aveia talvez não atrapalhe tanto assim a dieta. Sem bem vinda ao blog!

      Excluir