19 de julho de 2013

Receita da Sofia no Monotarefa: sopa de abóbora com carne moída

Essa receita é a primeira que publico no Monotarefa. A proposta do blog da Lorena Leando é abordar temas como bem-estar, produtividade, artesanato e decoração com o lema "produzir mais e fazer menos". Para conhecer um pouco mais, clique aqui. Uma vez por mês publicarei lá (e divulgarei aqui também) uma receita fácil, prática e saudável para combinar com o ritmo de vida moderno. Essa sopa é uma mão na roda! Costumo separar porções individuais em potes e congelar para casos de emergência.

Para ler a matéria no Monotarefa clique aqui ou confira o texto copiado abaixo:

Para inaugurar minha seção, escolhi uma receita que combina com o frio: sopa de abóbora moranga com carne moída. Eu costumava fazer essa receita com frango desfiado, mas a carne moída é mais prática e combina muito bem. Cada vez que faço essa sopa uso os temperos que tenho disponíveis no dia e é bom que varia o gosto dela. Não precisa se prender às medidas abaixo, personalize a receita de acordo com seu gosto!
image
Ingredientes básicos:
500 gr de abóbora moranga (ou a quantidade para encher uma panela alta comum)
700 gr de carne moída (prefiro patinho, moída 2x)
1 cebola grande
3 dentes de alho ou uma colher de chá de alho granulado desidratado (compro em casas de tempero a granel, pois não precisa picar e a mão não fica cheirando alho!)
Sal a gosto
Óleo (uso apenas o óleo de coco para cozinhar, pois é o mais saudável)
Temperos a gosto (todos são opcionais)*:
3 col. de sopa de leite de coco
3 col. de sopa de requeijão light
Parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência)
Pimenta do reino
Curry
Molho inglês
Ervas secas ou frescas (cominho, orégano, manjericão, etc.)
Mostarda Dijon
Noz moscada
*Eu já fiz a sopa usando quase todos os temperos acima ao mesmo tempo, mas convém escolher apenas os seus preferidos para sentir melhor o gosto deles. O que eu mais recomendo é parmesão, requeijão, noz moscada e ervas. Para quem gosta de um sabor mais forte, curry, mostarda e pimenta do reino.
Modo de preparo:
Abóbora: descasque, pique e cubra com água e uma pitada de sal. Leve para ferver até ficar macia. Retire o excesso de água e bata no liquidificador. Como eu gosto da sopa bem consistente eu tiro quase toda a água.
Carne moída: refogue a cebola e o alho picadinhos com uma pitada de sal e junte a carne moída. Coloque no fogo alto e deixe a carne ficar toda bem cozida. Tempere a gosto com os ingredientes acima (exceto queijo e requeijão). Como vamos juntar a abóbora eu capricho no tempero porque vai diluir depois.
Finalização: misture o creme de abóbora na carne moída e acrescente queijo e requeijão se desejar. Prove para acertar o sal e outros temperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário