15 de julho de 2013

Lasanha de berinjela

Eu sou apaixonada por berinjela. É muito comum vê-la em conserva ou em salada, mas eu queria preparar um prato quente e decidi fazer uma lasanha de berinjela. Até o namorado que não é muito fã adorou. Eu acho que qualquer alimento é gostoso se bem preparado, então, se vc já provou algo e não gostou, dê mais uma chance. A berinjela é muito saudável, rica em fibras e com poucas calorias.

Ingredientes:
2 berinjelas grandes ou 3 pequenas
500 gr de carne moída
1 cebola grande
2 ou 3 dentes de alho ou uma colher de chá de alho desidratado
1 lata de tomate sem pele no suco de tomate
Temperos a gosto:
Sal
Pimenta do reino
Orégano
Molho inglês
Cominho (opcional)

Preparo:
Fatie as berinjelas o mais fino que conseguir. Disponha-as em uma forma grande dentro de uma folha de alumínio em camadas, umas sobre as outras.


Regue com um fio de azeite e feche o pepelote. Leve ao forno alto por 10 minutos e deixe esfriar antes de abrir. Enquanto isso, refogue a cebola com o alho e uma pitada de sal. Acrescente a carne moída e deixe cozinhar por completo em fogo alto. Acrescente os temperos e a lata de tomate toda com o suco dentro. Parta os tomates na panela com a colher de mexer mesmo. Eles se partem com facilidade. Prove e acerte o tempero a gosto. Convém não salgar muito se for colocar muito parmesão depois. É bom que o molho não fique muito aguado porque a berinjela solta um pouco de água.

Ingredientes para o falso molho branco:
150 a 200 ml de leite
2 col. de sopa de requeijão
Parmesão ou outro queijo (opcional)
Uma colher de chá de maizena 
Sal
Pimenta
Pitada de alho desidratado (opcional)

Preparo:
Dissolva a maizena no leite frio e misture os outros ingredientes. Leve ao fogo até ferver e deixe por 3 a 4 minutos.

Montagem:
Em um refratário médio, espalhe um pouco do molho da carne moída e coloque uma camada de berinjela sem deixar buracos. Se precisar, use uma fatia de berinjela sobre a outra. Por isso é bom fatiar ela bem fininha. Coloque uma camada de carne moída e salpique um pouco de parmesão. Faça outra camada de berinjela, carne moída e parmesão.


Faça quantas camadas der e termine com uma camada de berinjela. Regue com o molho branco e cubra com parmesão. Leve ao forno médio por 20 minutos.


Um comentário:

  1. Sofia e a berinjela... mas admito que a lasanha ficou bonita, acho até que experimentaria. :-)

    ResponderExcluir