1 de julho de 2013

Bolo de chocolate e coco (sem glúten e sem lactose)

Meu repertório de receitas é relativamente pequeno, mas as coisas que faço gosto de fazer bem feito. As pessoas acham que eu sou muito mais "entendida" de culinária do que realmente sou e acho isso engraçado. Prova que qualquer um com boa vontade pode preparar pratos deliciosos.

Comecei a me aventurar mais na cozinha há pouco mais de um ano e sigo vários blogs, perfis no Facebook e contas no Instagram de onde tiro receitas e dicas. Além disso, assisto muitos programas de culinária na TV e canais do YouTube sobre o assunto. Alguns dessas fontes maravilhosas de informações estão relacionadas no blogroll na coluna à esquerda.

Dessa vez, resolvi testar uma receita que vi no perfil do FB da Clínia Patrícia Davidson Haiat, mas, como não segui à risca, a receita que postarei aqui será a minha versão, que deu certíssima. O bolo fica delicioso morninho, mas preferi mesmo ele gelado no dia seguinte. Se achar ele seco, pode molhar com leite de coco e cacau ou outra cobertura que preferir.


Ingredientes:
5 ovos inteiros
1/2 xícara de óleo de coco
5 col. de sopa de cacau em pó (100%)
6 col. de sopa de adoçante para forno e fogão (só uso Stevita, a base de stévia)
100g de coco ralado seco sem açúcar (cuidado, a maioria tem açúcar, confira a embalagem)
1 col. sopa de fermento em pó
Pitada de canela (opcional)
*(Opcional) Leite de coco (apenas a quantidade mínima para conseguir bater tudo no liquidificador)

Modo de fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador. Despeje em forma untada e enfarinhada com cacau/canela/coco ralado e leve ao forno por 25-30 min. Deixe ficar morno para desenformar. Eu tive alguma dificuldade para tirar da forma, então é bom enfarinhar bem.

A dica é partir já em porções tamanho "lanche" e guardar em um recipiente fechado. Essa receita tem pouco carboidrato e é rica em gorduras saudáveis. Aprovadíssima pelo namorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário