11 de setembro de 2013

Receita da Sofia no Monotarefa: empanado saudável

Como já contei aqui, uma vez por mês, elaboro uma postagem com uma receita para o blog Monotarefa e também compartilho aqui. O blog da Lorena Leandro aborda assuntos como bem-estar, produtividade, artesanato e decoração com o lema "produzir mais e fazer menos". A receita deste mês foi um empanado saudável! Confiram abaixo a postagem retirada do blog:

Uma coisa que aprendi é a não ter medo de errar na cozinha. Nem sempre uma receita fica perfeita, mas, na próxima vez que a fizer, você já terá mais experiência e não cairá no mesmo erro. Alem disso, já preparei pratos inéditos, sem seguir receita, que ficaram muito bons. Arrisque!
Na minha postagem deste mês vou ensinar uma forma mais saudável de preparar alimentos empanados. Já fiz berinjela e peixe com essa técnica e ficou delicioso! Você pode testar com brócolis e frango que deve dar certo.

Berinjela
Peixe
Ingredientes:
- Duas berinjelas cortadas em rodelas e/ou filés de tilápia (ou outro peixe de sua preferência)
- 1 ou 2 ovos
- Sal, pimenta do reino e temperos a gosto (ervas secas, alho em pó, cebola desidratada, etc.)
- Quantidade necessária de uma ou mais destas farinhas: linhaça, amêndoas, coco (você pode triturar o ingrediente no processador se não achar a farinha dele) ou quinua ou aveia em flocos finos. Eu usei uma mistura de linhaça e amêndoas para a berinjela. Para o peixe usei coco e linhaça e inclui semente de girassol. Se quiser usar farinha de rosca pode, mas as outras opções são mais saudáveis.
- Azeite ou óleo de coco (opcional)
Modo de preparo:
Quebre os ovos em uma vasilha e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem. Coloque a farinha escolhida em um prato junto com os temperos secos e misture. Passe a berinjela e/ou peixe no ovo e, em seguida, na farinha, dos dois lados. Disponha a berinjela e/ou peixe em uma assadeira antiaderente, regue com azeite (opcional) e leve ao forno no fogo médio/alto até dourar levemente ou ficar crocante. Sirva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário